segunda-feira, 21 de março de 2016

Atividade SI III


Analisando os textos que escrevi no meu blog, posso considerara que o texto "Rosa é de menina e azul é de menino"(http://professoranubiapead.blogspot.com.br/2015/11/rosa-e-de-menina-e-azul-e-de-menino.html) é bastante qualificada. Nesta postagens há relatos de fatos que ocorreram em sala de aula linkados com assuntos vistos nas interdisciplinas. Há também o uso de evidências e argumentos. Também há citações de autores, todos devidamente identificados, porém não estão dentro das normas (ABNT).

O primeiro texto que escrevi "Voltar a estudar... Grandes desafios" (http://professoranubiapead.blogspot.com.br/2015/11/voltar-estudar-grandes-desafios.html) acredito que não é um texto qualificado. Nele há apenas o relato de como foi a minha volta aos estudos e como aquele momento estava sendo difícil para mim. Não há nenhuma relação com os conteúdos vistos nas interdisciplinas bem como não há a utilização de evidências e argumentos nem a citação de autores. Talvez por ser meu primeiro texto e eu ainda não estar ambientada com o blog e sua função, este texto não saiu com a qualidade adequada.

Reescrevi meu primeiro texto da seguinte forma:

Voltar a estudar... Grandes desafios...

No ano de 2015 surgiu uma nova e grande oportunidade em minha vida: voltar a estudar, cursando Pedagogia na modalidade EAD na UFRGS. Gosto muito de estudar e pretendo com este curso aprimorar-me profissionalmente. 

O mestre Paulo Freire nos ensinou que o professor deve sempre rever criticamente a sua prática, e é isso que eu pretendo fazer voltando a estudar. Nas palavras de Paulo Freire:

"... É pensando criticamente  a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. ..."
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia.

Porém, esta oportunidade de voltar a estudar tem se mostrado um grande desafio, por vários motivos, dentre eles minha carga horária de trabalho semanal de 50 horas em dois municípios que sempre deixou a minha rotina bastante corrida.

Estes fatores já tornavam o fato de voltar a estudar bastante desafiador, porém surge mais uma grande dificuldade que fez com que minha volta à vida acadêmica ficasse ainda mais complicada: meu pai ficou MUITO doente e eu tive que me afastar do trabalho para cuidar dele. Neste momento estou em uma cidade chamada Espumoso, distante cerca de 260 km de Porto Alegre cuidando em tempo integral do meu pai.

Tenho sentido muitas dificuldades em acompanhar todas as atividades, haja visto que os cuidados com meu pai tomam bastante tempo e me deixam exaustas. Estou com problemas para acompanhar as aulas presenciais pois toda vez que tenho que retornar a Porto Alegre, gasto muito dinheiro com as passagens e tenho que pagar uma cuidadora que fique com meu pai.

Porém sigo firme em meu propósito de voltar a estudar, dando o melhor de mim sempre e tentando acompanhar todas as atividades sempre com muito empenho e dedicação.

Nos momentos difíceis, lembro da letra de um samba de Almir Guineto que diz:

"Deixe de lado este baixo astral
Erga a cabeça e enfrente o mal
Que agindo assim será vital
Para o seu coração"

Estes versos, repetidos como um mantra, tem me fortalecido e me dado ânimo para enfrentar todos os desafios e dificuldades que tenho encontrado neste retorno aos estudos.