“Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é inclusiva ou excludente?” (Paulo Freire)
O que fica muito claro para mim ao ler esta frase é: não existe neutralidade ou imparcialidade em nenhuma ação humana, muito menos na ação de educar.
O planejamento é essencial para a ação educativa e como esta não é neutra ou imparcial, faz-se necessário que o professor enquanto planeja faça algumas reflexões, como destaca Maria Bernadette Castro
Rodrigues:
"Tal reflexão deveria estender-se ao grupo de professores de uma instituição, a discussão conjunta promoveria a explicitação das concepções que permeiam a prática do estabelecimento, podendo a este exercício incluir-se algumas perguntas orientadoras: como vem sendo organizado o planejamento na escola? Para que se planeja? Para quem? E ainda: quais são as relações de classe, etnia, gênero, que fazem com que o currículo seja o que é e que se produza os efeitos que produz? "
Acredito que antes de realizar qualquer tipo de planejamento o corpo docente das escolas devem fazer o seguinte questionamentos a si mesmos:
Se o professor não for crítico, tão pouco seu aluno será.
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