A autora fala que a moral do brasileiro, atualmente, é corrupta. Não só no âmbito da política, mas também nas pequenas relações cotidianas em que as pessoas utilizam de subterfúgios para receber algum tipo de vantagem.
Porém o que eu mais gostei o vídeo assistido foi o fato de a autora salientar que a mudança da moral dos brasileiros deve vir destas pequenas ações cotidianas, e não esperar que esta mudança venha de cima para baixo.
Na minha opinião aí está o papel da escola nesta mudança em nossa sociedade. A possibilidade de reflexão que a escola pode propiciar aos alunos através de uma educação crítica.
Uma educação que vise a cidadania plena, que faça o aluno refletir sobre como suas ações, coletivas e/ou individuais podem refletir no meio em que vive.
Uma educação que ensine muito mais a questionar do que a obedecer. Que ensine que os direitos não são dados, mas sim adquiridos através da luta. Que incite a participação na vida política. Que crie mais atores políticos do que meros expectadores.
Aí está o papel da escola para a construção de uma sociedade ética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário