Pensamento Crítico
Nós
temos dois modos de sustentar nossas opiniões e concepções: o dogmático
e o crítico. No primeiro modo eu afirmo algo sem me preocupar em
justificar aquilo que afirmo. Já o pensamento crítico é aquele que
justifica, através de argumentos e evidências, aquilo que está
afirmando. O pensamento crítico permite o diálogo, na medida em que
estabelece regras comuns para justificar o que é dito. O pensamento
dogmático só permite o monólogo.
Retirei este parágrafo da página do moodle da interdisciplina de Filosofia da Educação, este é o link da mesma. Em tempos de debates acirrados nas redes sociais em que as pessoas simplesmente despejam falsas notícias, ofensas e agressões sobre a justificativa de "é a minha opinião", acredito que a reflexão sobre a forma de sustentar nossas opiniões se faz muito necessária.
Utilizo bastante as redes sociais, principalmente o Facebook e o que observo atualmente é a sustentação dogmática de opiniões, muitas vezes carregadas de ódios e preconceitos sob a justificativa do "é minha opinião e você deve aceitar" ou ainda "você deve respeitar a minha liberdade de expressão".
Esta forma de sustentação de opinião não permite o debate e até mesmo um simples diálogo.
Em tempos de "fake news" (notícias falsas publicadas intencionalmente) e difundidas em larga escala, uma sustentação de opinião que não possibilita o diálogo é, no mínimo, perigosa. Ainda mais em diante do momento político em que vivemos, de tensionamentos e ódios extremos.
Acredito que todo tipo de opinião deva ser embasada no conhecimento prévio do assunto a ser tratado a aberta à dialogicidade. Ninguém é dono da verdade absoluta, ninguém é dotado do saber pleno sobre tudo. Nada garante que o que é verdade hoje venha a ser amanhã também.
A opinião é sempre bem vinda, desde que baseada no conhecimento e aberta ao diálogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário