Revisitando as postagens antigas, encontrei esta chamada "Erotização da Infância". Este foi um assunto que veio à tona no meu estágio neste semestre.
Aliás, este é um assunto que aparece ano após ano cada vez mais latente nas turmas de educação infantil e anos iniciais em que eu trabalho.
No caso deste ano, eu tinha alunas extremamente preocupadas com maquiagem a ponto de se desconcentrarem das atividades em aula para "retocar o batom".
No início eu não dei muita atenção ao fato, achei que era uma fase, uma experimentação ou imitação de comportamento da mãe ou de outra mulher adulta com as quais as alunas vinham a conviver.
Porém aquele comportamento só foi crescendo. Junto com a preocupação excessiva com a maquiagem, começaram as meninas começaram a virem vestidas com roupas extremamente erotizadas tais como mini saias, botas e tops e um comportamento extremamente sexualizado.
As leituras que realizei na intesdisciplina de Infância(s) de 0 a 10 Anos, como por exemplo o texto "Erotização dos corpos infantis na sociedade de consumo" e outros textos que li para realizar as reflexões do estágio tais como "A influência televisiva como desencadeadora da erotização infantil na contemporaneidade" e "Corpo, gênero e sexualidade: discussões" me auxiliaram a compreender este fenômeno da erotização infantil e a sua estreita relação com o capitalismo e a nossa sociedade de consumo.
Fazer com que meninas se interessem cada vez mais cedo por produtos relacionados à estética é fazer com que elas sejam cada vez mais cedo consumidoras destes produtos.
Há, também, a questão de que fazendo com que as meninas preocupem-se cada vez mais cedo com suas aparências físicas e estéticas também é uma forma de machismo, comportamento muito latente em nossa sociedade atual.
Acredito que o professor deve ter um olhar atento a estas questões.
FELIPE, Jane. GUIZZO, Bianca Salazar. Erotização dos corpos infantis na sociedade de consumo. in Pro-Posições.v.14,n.3 (42)- set./dez.2003
FIGUEIREDO, Adriana, MELO, Ana Claudia, SILVA, Camila, MOTA, Gliciane, OLIVEIRA, Jorgiane e COSTA, Milena. A influência televisiva como desencadeadora da erotização infantil na contemporaneidade. (3-5 anos). Pedagogia em Açao, v. 1, n. 2, p. 1-122, ago./nov. 2009 - Semestral
LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: discussões. Petrópolis: Vozes, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário