Relendo as minhas postagens mais antigas encontro esta chamada "Rosa é de menina e Azul é de menino". Acredito que no momento político atual é muito importante retomar este tema, ainda mais com uma postagem com este título tão específico.
Na postagem eu relatava sobre um aluno que não se identificava com brinquedos considerados do gênero feminino e de que maneira lidei com isso que, no fim das contas, possibilitou que toda a turma pudesse experimentar de todos os brinquedos, quebrando o estereótipo de ser brinquedo "de menino" e "de menina".
Há alguns meses assumiu a atual ministra Damares Alves assumiu a pasta do Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil e em uma de suas primeiras falas, ela proferiu a seguinte frase:
"É uma nova era no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa" (Disponível no site G1)
Com a ascensão ao poder da república de figuras como a atual ministra, sinto uma enorme dor por este aluno cuja história relatei na postagem, bem como por todos os outros alunos e alunas que já tive e que não identificavam-se com padrões de gênero.
Acredito que a educação viverá tempos sombrios diante das novas propostas e visões de mundo dos atuais governantes.
Nós, educadores, teremos que nos mantermos firmes na defesa de uma educação plural, que aceite a todos independente das normas e padrões de gênero. E lembrar sempre: "ninguém larga a mão de ninguém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário