A sociedade de consumo que vivemos castra a infância de maneira muito cruel. Alem usar-se da inocência das crianças ao incutir-lhes desejos e necessidades de consumo totalmente irresponsáveis, tais como o consumo de alimentos nada saudáveis e a necessidade de adquirir brinquedos descartáveis e que, em sua maioria, não desenvolvem a criatividade das crianças, o capitalismo também erotiza a infância. A imagem da criança vem sendo paulatinamente erotizada, principalmente no caso das meninas.
As roupas infantis estão virando cada vez mais roupas de adulto em miniatura, como pode-se observar na imagem abaixo, retirada do site http://www.claudiamatarazzo.com.br/motherholic/moda-para-criancas/
Na minha escola de Educação Infantil muitas meninas vem de mini-saia, sapato, batom e etc. sendo que elas tem 4 anos (!!!!). Muitas mães levam meninas desta idade na manicure e pede que a mesma ponte as unhas da filha iguais as suas. Então não e raro ver meninas de 4 a 5 anos com unhas pintadas de vermelho, de batom, saia e meia calca e etc para brincar na pracinha da escola. E possível perceber que elas não se sentem a vontade para brincar usando estas roupas e o que e pior: tem medo de sujar as roupas ou desmanchar os cabelos, por isso acabam brincando menos (!!!).
O que acontece neste caso: a criança torna-se consumidora, na medida que acaba tendo seu interesse voltado a novos produtos que não são mais os infantis, bem como torna-se algo a ser consumido visto que perde sua inocência natural (pedofilizacao da sociedade).
E muito triste perceber que em nome do consumo e do lucro a infância vá se perdendo, perdendo sua inocência natural...
Nenhum comentário:
Postar um comentário