terça-feira, 17 de novembro de 2015

Desafios na Alfabetização


A alfabetização é um grande (para não dizer enorme) desafio. A primeira turma que lecionei nos anos iniciais foi um segundo ano. Meu Deus... Achei que iria morrer... E até hoje não tenho certeza se realizei um bom trabalho, pois receber uma turma com 30 crianças que se encontram em diferentes níveis de alfabetização (desde as totalmente alfabetizadas até aqueles que ainda não escreviam o próprio nome) foi muito difícil para mim.

E havia as crianças que vinham de um ambiente alfabetizador (que haviam frequentado a Educação Infantil ou que faziam contra turno escolar em outra instituição de ensino) e as que nunca haviam pego em um lápis, tinham pais analfabetos, realidade econômica carente, etc.

Naquele ano eu não tinha a maturidade profissional que tenho hoje e acredito que o meu trabalho não foi bom. Se tivesse aquela turma hoje, teria feito diferente. E sinto que o trabalho não foi bom por falta de conhecimento, e não de boa vontade.

Hoje vejo a importância dos jogos em sala de aula e de compreender melhor em que nível de alfabetização se encontra cada aluno para planejar atividades mais direcionadas a cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário