segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Fatores que interferem na alfabetização

Na disciplina de Fundamentos da Alfabetização estudamos que são muitos os fatores que interferem na alfabetização de uma criança, tais como:


  • Aspectos sociológicos 
  • Aspectos funcionais 
  • Aspectos estruturais 
  • Aspectos neuronais 
  • Aspectos psicogenéticos 
  • Prazer, atenção e motivação 
  • Organização da classe
O aspecto sociológico me chamou bastante a atenção, pois uma criança que não convive num ambiente alfabetizador desde cedo terá bastante dificuldade em alfabetizar-se depois.


Podemos considerar um ambiente alfabetizador uma criança que não frequentou a Educação Infantil e que não convive em casa com adultos leitores e que não tem acesso à cultura escrita (livros de histórias infantis ou de jogos e atividades).

Este tipo de realidade é encontrada, em grande parte, nas camadas mais pobres da sociedade.




Outro fatos que eu, pessoalmente, posso acrescentar, é a baixo auto estima que, muitas vezes, algumas crianças podem ter, em especial as mais pobres. Uma criança que não acredita que pode aprender, dificilmente aprenderá.

Trabalhei em um escola de um bairro de periferia bastante estigmatizado e as crianças tinham uma baixo auto-estima muito notável. Consideravam-se "burras" e "vileiras" como elas mesmas diziam. Foi um trabalho difícil convencê-las do contrário.

E foi nítido perceber o quanto a auto-estima é importante no processo de aprendizagem.

4 comentários:

  1. Núbia,
    Compartilho contigo a ideia de que um aluno com baixa autoestima terá dificuldades no processo de aprendizagem.
    Normalmente este aluno já traz um estigma de casa, onde os responsáveis não acreditam no potencial da criança e esta por sua vez, descrente de suas capacidades, reproduz as dificuldades em sala de aula. Em minhas observações ao longo dos anos, pude constatar que muitas vezes o problema está no ambiente familiar. São filhos de ex-alunos também estigmatizados com a “dificuldade de aprendizagem” e que não foram valorizados por seus responsáveis e por consequência no ambiente escolar, criando-se, desta forma, um circulo vicioso.
    Acredito que com estímulo e valorização somos todos capazes independentes da condição financeira e do meio onde estamos inseridos.

    Abraços

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    1. Obrigada pelo teu comentário Luli. Alguns estigmas que os alunos trazem muitas vezes atrapalham em sua aprendizagem. Por isso é muito importante não rotular os alunos, para que estes não acabem por naturalizar e tomar para si opiniões que os outros têm sobre elas.

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  2. Oi Núbia! Fiquei curiosa...que estratégias usastes para trazer estes alunos com baixa auto-estima para o Universo da Alfabetização?
    Abraços!

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    1. Oi Patrícia. Eu sempre elogiava as pequenas conquistas cotidianas deles (quando conseguiam ler ou escrever uma palavra, ou resolver uma operação matemática, etc.). Também fazia elogios aos cadernos, Eles gostavam muito quando eu olhava seus cadernos e deixava algum elogio escrito junto com um adesivo. Corriam para mostrar uns aos outros os adesivos que eu coleva em seus cadernos. Estas pequenas atitudes os ajudavam a perceber que eram capazes de aprender apesar das adversidades.

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