terça-feira, 17 de novembro de 2015

A hora certa de aprender

"As crianças tem o péssimo hábito de não pedir permissão para começar a aprender."
(Emília Ferrero)

Emília Ferrero utilizou esta frase quando foi questionada sobre qual é a idade correta para que uma criança comece a ler e escrever. Com isso a autora quer dizer que cada criança tem seu tempo para iniciar sua curiosidade e, logo, seu conhecimento sobre a leitura e a escrita. Essa curiosidade só existe quando a criança está inserida num ambiente alfabetizador, ou seja, um ambiente em que a cultura escrita está disponível para ela e que seja utilizada por todos.

Uma criança que convive com adultos analfabetos ou que não tem acesso a livros dificilmente se interessará pela escrita e leitura.

Porém o que observo nos dias de hoje é que, apesar de vivermos em uma cultura extremamente imagética e que o hábito da leitura não é muito frequente (o brasileiro lê em média dois livros por ano) as crianças pequenas (da educação infantil) têm bastante interesse pela leitura e escrita.

Certamente porque as crianças de hoje em dia têm muito mais acesso à cultura escrita do que antigamente. Lembro da primeira história que ouvi de uma professora na escola. Foi na pré-escola e o nome do livro que a professora leu era "Os Sete Cabritinhos". Lembro que fiquei maravilhada com aquela história e queria muito manusear aquele livro com imagens tão bonitas e com aqueles pequenos símbolos que a professora decifrava com tanta desenvoltura. Porém a professora não me deixou pegar no livro, porque poderia estragar e a escola não dispunha de muitos livros.

Hoje em dia esta realidade não se aplica mais. As crianças tem acesso há vários portadores de texto, dentre eles os livros (todas as salas de escolas de Educação Infantil têm um "Cantinho da Leitura", bem como a maioria das bibliotecas escolares está bem equipada. Em casa, as crianças também tem acesso a diversos livros infantis, visto que existem títulos que são vendidos até em lojas de R$: 1,99.

As crianças de hoje em dia vêm, em sua maioria, de ambientes altamente alfabetizadores e por isso chegam na escola sedentas por aprender a ler e escrever. Frenar este processo por se acreditar que existe uma idade apropriada para a alfabetização, na minha opinião, é tão prejudicial como forçar a alfabetização de crianças que não estejam minimamente letradas.


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