segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sexualidade Infantil



Quando falamos de sexualidade na infância, erroneamente a maioria das pessoas relaciona com pornografia infantil ou pedofilia. Mas estas relações estão totalmente erradas. Ao estudarmos a teoria de Freud, percebemos que para a psicanalise a sexualidade tem outro significado.

Diferente da sexologia, que utiliza o termo sexualidade somente ao se referir ao ato sexual (reprodução), a teoria psicanalítica de Freud utiliza outra significação. Segundo esta teoria, a criança inicia seu processo de aprendizagem sobre si mesmo e o mundo através de sua sexualidade. Este processo de aprendizagem, Freud dividiu em três fases: oral, anal, fálica e de latência. 

Estas fases são claramente identificáveis quando observamos as crianças. Por exemplo, os bebes que levam quase tudo a boca. E' através dela que conhecem o mundo. A fase anal ocorre por volta dos dois anos, quando ocorre o desfralde, a criança passa a ter controle de seus esfincteres. Na fase fálica, por volta dos 4 anos a criança descobre as diferenças entre o corpo masculino e feminino, logo ocorre uma curiosidade sobre o corpo do outro. Alguns pais ficam assustados nesta fase, devido a curiosidade das crianças. Na fase de latência, por volta dos 7 anos a criança prepara-se para a puberdade, fase em que vivera plenamente a sua sexualidade.

Todas estas fases devem ser vivenciadas de maneira plena, pois quando não são bem resolvidas acabam gerando traumas posteriores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário