terça-feira, 17 de novembro de 2015

Desafios Contemporâneos da Escola

No trabalho cotidiano em sala de aula estamos diante de grandes desafios: falta de material, salario insuficiente (pra não dizer vergonhoso), falta de apoio das famílias, alunos com dificuldades de aprendizagem ou de comportamento, etc. Muitas vezes, por estarmos tao próximos a estes desafios, os quais muitas vezes chamamos de problemas, não temos a distancia e o tempo suficientes para analisarmos suas raízes, suas reais motivações e caímos em falas de senso comum. 

E rotineiro ouvir na sala dos professores falas como:
- Isso tudo e culpa das famílias que não apoiam o trabalho do professor,
- Isso tudo e culpa do governo que rouba o dinheiro destinado a educação.
- Isso tudo e culpa da professora do ano anterior que não deu todo o conteúdo.

Quando não soltam o famoso e mais ignóbil bordão quando se quer achar a culpa de alguma coisa:
- Isso tudo e culpa da Dilma!

A leitura do texto "A Maquinaria Escolar" de Julia Varela e Fernando Alvarez joga uma luz em cima destes desafios que enfrentamos na escola, nos fazendo enxergar muito alem destas respostas prontas que costumamos ouvir, e algumas vezes até mesmo repetir, na sala dos professores.

O texto fala da crise e até mesmo da falência da escola para lidar com a complexidade da vida contemporânea. A escola simplesmente não sabe lidar com o diferente, com o fora do padrão estabelecido, com o que os autores chamam de "anormal". Quando os alunos não aprendem, busca-se um fator "biológico" para o seu fracasso, e a medicalizacao das crianças e generalizada (o Brasil e o segundo pais que mais consome Ritalina!!!).

A escola simplesmente esta tao desaparelhada e despreparada que não sabe lidar com o que foge do padrão "normal". Lembrei de um vídeo que foi compartilhado milhares de vezes nas redes sociais de um menino que, num acesso de fúria,  destrói uma sala.


Diante da cena as professoras e diretoras filmaram o ocorrido e postaram na internet. Esta atitude e totalmente condenável. Expor a criança desta maneira e totalmente repreensível. Os comentários que os internautas fizeram sobre o vídeo foram extremamente cruéis, dizendo que o menino merecia apanhar, que lhe faltavam limites. 

Porem, penso que o fato de as professoras e diretora terem postado este vídeo não foi com mal intenção. Foi pura e simplesmente uma demonstração de que a escola esta totalmente despreparada, não sabe mais o que fazer em casos como o deste menino.

Porem nem tudo está perdido. Sobre o caso deste menino, uma mãe deu um relato muito interessante e emocionado em outro vídeo.


Acredito que nós, profissionais da educação, devamos fazer uma reflexão mais profunda sobre o que ou quem esta provocando esta crise na educação e, através de debates e enfrentamentos, buscar soluções que vão alem do senso comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário