domingo, 15 de maio de 2016

Minha primeira aula de LIBRAS

Semana retrasada tive a primeira aula presencial da interdisciplina de LIBRAS no PEAD da UFRGS. Conheci a professora e adorei a dinâmica dela, bem como a proposta da interdisciplina.

Confesso que quando o semestre iniciou e eu vi na grade a Interdisciplina de LIBRAS, logo pensei que fosse como o início de curso de qualquer língua. Como aqueles cursos de inglês que a gente começa e os professores ensinam a dizer bom dia/boa tarde/boa noite e mais algumas coisinhas básicas. Cheguei até a me questionar o porquê da Interdisciplina de LIBRAS se é sabido que em um semestre ninguém consegue aprender completamente uma língua, leva-se anos para fazê-lo.

Porém mudei completamente a minha opinião em relação à Interdisciplina de LIBRAS depois da primeira aula. Fiquei surpreendida com o montante de coisas que eu não sabia em relação à LIBRAS e às pessoas surdas.

Eu sempre pensei que LIBRAS era apenas uma forma de "traduzir" para as pessoas surdas o que nós, "ouvintes" falávamos. Nunca havia parado pra pensar que uma comunidade que tem sua própria língua, obviamente, constrói a sua própria cultura. Confesso que me senti uma egoísta depois de me dar conta disso, como se a cultura fosse só o que o mundo "falado" produz.

Impressionante como em apenas uma aula eu consegui me desfazer de vários estigmas e informações totalmente erradas que eu tinha em relação à LIBRAS e às pessoas surdas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário