domingo, 23 de abril de 2017

P.A.s na minha realidade escolar: será possível???

"Estudar as teorias de aprendizagem e perceber a distância absurda que existe entre elas e as práticas pedagógicas nas escolas dói... Dói muito..."

No dia 16 de abril fiz este desabafo na minha página do Facebook. Estava, como geralmente estou aos domingos, sentada em frente ao meu note em casa realizando as tarefas e leituras do PEAD e lendo sobre os Projetos de Aprendizagem e a Interdisciplinaridade,  comecei a lembrar da minha escola e a total falta de condições para que tais teorias sejam aplicadas na prática.

Pode parecer um exagero, uma desculpa para não se desacomodar e colocar me prática novas teorias. Mas não é.

A biblioteca da minha escola está desativada por falta de funcionário. Bem como o laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de artes... Etc.

Não há serviço de portaria ou segurança. A escola fica aberta constantemente e, muitas vezes, pessoas estranhas ou de índole duvidosa circulam livremente pelo ambiente escolar.

Não há monitores nos corredores, constantemente os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental estão matando aula ou fazendo algazarra pelos corredores. Estes dias, até andar de bicicleta pelos corredores eles estavam.

Não posso levar meus alunos para o pátio haja vista que o mesmo está com um buraco na cerca, que permite pessoas estranhas entrarem na escola ou os alunos saírem. O mato também está alto e eu tenho medo de que haja sujeira ou animais. Além disso, a escola se encontra em zona de conflito de traficantes, então os tiroteios são constantes.

Então, me questiono: como aplicar as teorias que aprendo no PEAD em sala de aula?

Não discordo da eficiência dos P.A.s, porém me sinto angustiada, perdida, ... Pois não consigo vislumbrar de que maneira vou trabalhar na minha escola...

2 comentários: