domingo, 2 de julho de 2017

O que me define?

Devido a uma série de razões (pessoais e até mesmo profissionais), resolvi voltar a fazer terapia. Já fiz terapia há um tempo atrás e eu gostava muito. Me fazia muito bem, me ajudava a me conhecer, me reinventar. Por motivos financeiros, parei de fazer terapia.

Porém, me organizei este ano resolvi voltar a terapia, até mesmo porque meu médico psiquiatra disse que seria muito bom.

Enquanto não começo a terapia, converso bastante com meu médico. Uma das primeiras coisas que ele me perguntou é qual era o meu hobby. O que eu fazia no meu tempo livre. Por incrível que pareça, eu tive muita dificuldade em responder esta pergunta. Disse a ele que tinha uma vida social, que saia com meus amigos, que visitava a minha família, ...

Porém ele não ficou satisfeito com estas respostas e complementou a pergunta: o que te define?
Neste momento percebi o quanto a minha profissão me define. Em pelo menos 80% do meu tempo "livre" (tempo em que não estou na escola) eu estou planejando aulas, corrigindo trabalhos ou fazendo os trabalhos do PEAD.

O médico me alertou de que eu precisava de um tempo meu, pra mim. Então comecei a refletir sobre o PEAD, o porquê de eu estar fazendo o PEAD. Já tenho uma graduação, ao concluir o PEAD, nada mudará no meu salário, pois ainda terei somente o nível superior (e não serei pós graduada, ainda). Então por que dedico o pouco tempo livre que tenho ao PEAD? Será que não seria melhor largar o PEAD e me dedicar a uma pós graduação que aumentaria meu salário? Ou largar o PEAD para me dedicar a um hobby, a um tempo "para mim", como recomendou o médico? 

Estou sempre com as atividades e postagens do BLOG atrasadas. Será que prosseguir com o PEAD ainda é válido?

Depois de refletir um pouco, conclui que faço o PEAD porque gosto. Gosto de estudar, gosto das leituras e reflexões que o curso me proporciona. Muitas vezes estou atrasada com trabalhos justamente por isso, pois vou levando o PEAD como meu hobby, como algo que eu gosto de fazer. Isso não quer dizer que não levo a sério, mas eu gosto tanto que acabo levando de uma forma mais minha, mais light.

Então, respondendo ao médico, o que me define? O ensino, a educação, a docência. Até em meus hobbys, meus momentos de tempo "livre" sou professora e estudo educação pois é o que eu gosto, é o que sou e é, com certeza, o que me define.

Nenhum comentário:

Postar um comentário