domingo, 24 de abril de 2016

A casa na árvore da turma 13

Então o ano letivo de 2016 começou. E este ano inicia para mim com uma novidade: vou dar aula para uma turma de primeiro ano, ano para o qual nunca lecionei antes.

Iniciei o trabalho com a turma com atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, a fim de conhecer os alunos e também realizar uma integração entre eles. As primeiras semanas também serviram para eu fazer uma breve sondagem e verificar o que os alunos já sabem.

Em um destes momentos mais lúdicos, os alunos estavam brincando com jogos diversos (quebra-cabeças, dominós, jogos da memória e etc.). De repente, em meio às brincadeiras, um grupo de alunos começou a conversar sobre a possibilidade de a turma ter a sua própria casa na árvore.Aquela ideia agradou a todos naquele momento, então os alunos começaram a decidir como seria a casa na árvore, quem poderia entrar nela e etc.



Em seguida, os alunos envolvidos na ideia da casa da árvore decidiram que deveria ser feita uma festa de inauguração da casa da árvore "hipotética" da turma. Resolveram, também, que para que a festa ocorresse, deveriam ser confeccionados convites com os nomes dos convidados.

Então, os alunos me pediram folhas e começaram a confeccionar envelopes e cartões, utilizando tesoura e cola. Depois, decidiram que deveria ser escrito o nome de cada convidado nos cartões. Para que pudessem convidar todos os colegas, começaram a perguntar uns aos outros como se escrevia seus nomes.

Os alunos soletravam uns aos outros as letras dos seus nomes, Quando o aluno que estava redigindo o convite não sabia como era a letra que o colega havia soletrado, este ia até o cartaz com o alfabeto na sala e mostrava qual letra se tratava.

Até eu, inclusive, recebi um convite com meu nome escrito.

Achei este momento da turma incrível. Sem que eu tenha feito nenhuma intervenção, a turma demonstrou seus conhecimentos e realizou uma grande integração (o que era a minha intenção para aquele momento) e foi muito mais além, organizando uma brincadeira com um cunho pedagógico (alfabetização) bastante complexo.

Penso que no futuro, posso propor uma atividade parecida, visto que a turma demonstrou ter gostado bastante da brincadeira. Algo que envolva um piquenique ou um amigo secreto. Farei o registro no blog assim que realizar a atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário