domingo, 24 de abril de 2016

Dia do Índio X Dia Internacional dos Povos Indígenas. como trabalhar em sala de aula???


Como tratar a questão dos indígenas na escola? Este sempre é um tema que me enche de dúvidas. Vou postar hoje o que sei a respeito deste tema, bem como as minhas dúvidas.

O tradicional Dia do Índio sempre foi comemorado no dia 19 de abril. Nesta data, nos anos quarenta, ocorreu o primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Porem esta data não é tão significativa do ponto de vista dos indígenas quanto o 09 de agosto de 1995, quando o primeiro índio chegou à sede da ONU para reivindicar os direitos dos índios.

Outro ponto a ser destacado, é que não devemos usar a expressão "índio" ou "indígena", pois existem diversas culturas indígenas, haja visto que existem muitas tribos e que estas ocupam diferentes regiões, tendo cada uma um tipo de cultura específica.

Outro ponto muito importante quando falamos de cultura indígena é não repetirmos esteriótipos clássicos como "o índio ama a natureza", "os índios são povos pacíficos", "os índios só vivem nas florestas".

É importante salientar com os alunos que existem índios que ainda vivem em florestas e vivem de maneira tradicional, e que há os que moram nas cidades, trabalhando, estudando e que nem por isso deixam de ser índios.

Bom, isso é o que depois de cursos e palestras sobre o tema é  que eu já sei. Mas estes conhecimentos não me deixam totalmente segura de que minha prática esteja correta.

Este ano, na minha turma de primeiro ano, eu contei a história do livro Abaré. Este livro narra através de imagens o dia de um pequeno índio na floresta.






Contei a história aos alunos, que na verdade iam lendo as imagens comigo e criando a história. Eles gostaram bastante pois foi a possibilidade de eles "lerem" um livro sozinhos ou uns para os outros. Salientei vários pontos: de que o Abaré (sim, demos este nome ao indiozinho da história) vivia na floresta mas que havia índios que viviam na cidade. E neste momento alguns alunos disseram já terem visto índios "no centro" em situação de mendicância.

Bom, neste momento eu não soube o que dizer. Como explicar esta situação para as crianças de seis anos???

Também salientei que o Abaré vivia na floresta e que respeitava os animais, Neste momento um aluno disse que viu na TV um índio que matava um animal. Expliquei que na verdade ele estava caçando para se alimentar, visto que na floresta não tem mercado para comprar alimentos, como há na cidade. Será que fiz certo?

Ao chegarmos na sala, alguns alunos encontraram um lagartixa na janela. Orientei-os para que não a matassem, por que a lagartixa é um animal que não nos faz mal e que devemos ser amigos dos animais, como o Abaré. Dúvida de novo: fiz certo?

Depois, pintamos e montamos um boneco de papel do índio Abaré e copiamos seu nome na folha. Esta foi uma boa atividade?

O tema dos povos indígenas ainda está encoberto de nuvens para mim. Nunca tenho a certeza de ter feito um trabalho correto, por mais que eu tente me informar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário