quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Postagem Reflexiva - Reflexão sobre a postagem "O papel da educação" de 25/12/2016

Na postagem "O papel da educação" eu questionava como o conhecimento deve ter significado para o aluno, que o conhecimento deve servir de ferramenta para o aluno compreender, questionar e principalmente transformar a sociedade em que vive.

Durante o meu estágio novamente tive esta reflexão durante a comemoração na escola do Halloween. Acredito que tal celebração em nada acrescenta na formação dos alunos, não faz parte da cultura nacional. É apenas uma cultura de massa enlatada que enaltece valores e costumes americanos.

A contragosto trabalhei o Halloween com meus alunos de primeiro ano me questionando se tal celebração estava lhe acrescentando algum conhecimento útil e pertinente. E conclui que não, eu estava apenas cumprindo o que estava no currículo que não foi elaborado por mim.

BELTRAN, Luis. Comunicação Dominada: os Estados Unidos e os meios de comunicação da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. Disponível em <http://www.bibvirtual.ucb.edu.bo/beltran/digital/PP-AI-035.pdf > Acessado em 14/01/2019

JESUS, João Jacinto do Amaral de. A carnavalização das comemorações do halloween em uma comunidade escolar segundo a percepção dos seus participantes. São Paulo, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) –Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2007. Disponível em <http://tede.mackenzie.com.br/jspui/bitstream/tede/1945/1/Joao%20Jacinto%20Amaral%20de%20Jesus.pdf > Acessado em 14/01/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário