quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Postagem Reflexiva - Reflexão sobre a postagem "O mês da Consciência Negra" de 06/11/2016

Revisitando minhas antigas postagens encontrei uma chamada "O mês da Consciência Negra" na qual eu relatei como trabalhei com meus alunos de terceiro ano através de uma visita ao Museu José Joaquim Felizardo.

Nesta visita os alunos conheceram um pouco sobre a história da cidade de Porto Alegre nos períodos pré e pós abolição da escravatura.

Iniciativas como a deste museu e como o Museu dos Territórios Negros em Porto Alegre são muito importantes para que a história da nossa cidade seja contada através de um viés diferente de como historicamente foi contada: pelo olhar do branco europeu.

Já relatei que durante o meu estágio questões de relações étnico-raciais surgiram e que eu trabalhei através da representação positiva e da afirmação da estética afro para lidar com uma aluna negra com baixo autoestima.

O meu trabalho durante o estágio ficou limitado a este foco visto a falta de tempo hábil e recursos financeiros, mas uma educação que visa a igualdade e o fim do preconceito racial deve abordar a História do Brasil através do olhar de todos os povos que construíram este país, como destacam Gomes e Jesus, 2013:

"A alteração dos artigos 26-A e 79-B da Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – pela Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003), a Resolução CNE/CP 1/2004, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004), fundamentada no Parecer CNE/CP 3/2004,compõem um conjunto de dispositivos legais considerados como indutores de uma política educacional voltada para a afirmação da diversidade cultural e da concretização de uma Educação das Relações Étnico-Raciais nas escolas, desencadeada a partir dos anos de 2000. Tanto a legislação como seus dispositivos podem ser considerados como pontos centrais no processo de implementação das políticas de ações afirmativas na educação brasileira nos seus diferentes níveis, etapas e modalidades educacionais" (GOMES e JESUS, 2013. p.21)

ALGARVE, Valéria Aparecida. Cultura negra na sala de aula: pode um cantinho de africanidades elevar a auto-estima de crianças negras e melhorar o relacionamento entre crianças negras e brancas?. 2004. 271 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2661/DissVAA.pdf?sequence=1&isAllowed=y > Acessado em 14/01/2019

GOMES, Nilma e JESUS, Rodrigo de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional indagações para a pesquisa in Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 47, p. 19-33, jan./mar. 2013. Editora UFPR. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/er/n47/03.pdf > Acessado em 15/01/2019

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