quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Postagem Reflexiva - Reflexão sobre a postagem "Desafios na Alfabetização" de 17/11/2015

Na postagem "Desafios na alfabetização" eu relatei o quanto a alfabetização era desafiadora para mim e a minha experiência em um segundo ano do Ensino Fundamental no qual eu não tinha certeza de ter realizado um bom trabalho.

Relendo esta postagem, percebo que depois de tantas leituras em relação à alfabetização e de mais alguns anos de experiência, não considero mais a alfabetização como algo tão difícil.

Há três anos trabalho com turmas de primeiro ano, a do meu estágio também foi. Foi uma turma que iniciou o ano com crianças que não sabiam escrever o próprio nome e outras já em nível silábico com valor sonoro.

O trabalho não foi fácil, mas foi muito gratificante ver as primeiras escritas, as frases, as crianças lendo os cartazes pela escola e os rótulos dos lanches e materiais escolares.

Para mim foi como ver se materializar diante dos meus olhos as teorias estudadas em sala de aula, em especial as de Emília Ferreiro. Todas as hipóteses de escrita dos alunos vieram ao encontro do que estudei na interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização.

Não foi difícil embasar teoricamente as minhas reflexões a cerca da alfabetização, pois a prática era a teoria tomando forma diante dos meus olhos.

WEISZ, Telma. A Revolução de Emília Ferreiro. IN: Viver Mente & Cérebro. p. 07-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário