quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Postagem Reflexiva - Reflexão sobre a postagem "A questão racial na escola" de 17/11/2015

As relações étnico-raciais no ambiente escolar são até hoje um tema que eu procuro sempre aprimorar no trabalho em sala de aula.

Na postagem "A questão racial na escola" eu iniciei o texto falando da minha insegurança em tratar do tema por ser uma professora branca e conhecer o racismo apenas na teoria e na fala de pessoas que já sofreram este tipo de preconceito.

Confesso que ainda hoje sinto esta insegurança e procuro sempre ter um olhar sensível em relação ao tema.

Na postagem eu relatei sobre um projeto que realizei na Educação Infantil trabalhando com uma boneca de pano negra junto às crianças no sentido de valorizar a estética do negro e trabalhando a afetividade.

Anos depois trabalhei com o mesmo projeto e a mesma boneca com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental e foi um trabalho muito legal, as crianças gostaram bastante.

Durante o meu estágio senti a necessidade de novamente trabalhar o tema, pois senti uma aluna negra com problemas de auto estima que refletiam no seu comportamento.

Não trabalhei com o projeto da boneca de pano, mas procurei trabalhar com histórias em filmes e livros que evidenciassem a estética negra positiva, fazendo com que a aluna se identificasse.

Este trabalho gerou bons resultados tanto com a aluna como com o restante da turma.

A leitura do texto "A diferença étnico-racial em livros brasileiros para crianças: análise de três tendências contemporâneas" foi bastante válida para mim, pois me ensinou como analisar as obras literárias cujo o enfoque são as relações étnico-raciais e assim melhor poder utilizar em sala de aula esta ferramenta.

Porém, como já referi no início do texto, confesso ainda não ter segurança absoluta para trabalhar este tema em sala de aula.

BONIN, Iara. KIRCHOF, Edgar Roberto. SILVEIRA, Rosa Maria. A diferença étnico-racial em livros brasileiros para crianças: análise de três tendências contemporâneas. in Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 2, p. 389-412, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário