domingo, 25 de dezembro de 2016

Curiosidade X Ciências Naturais

A curiosidade é algo nato nas crianças, e isso já é fato sabido por todos. Até quem é leigo na área da pedagogia mas que já tenha convivido com uma criança sabe que elas são um poço de "porquês".

É uma grande lástima, porém, que a escola acabe por tolher esta imensa fábrica de questionamentos que são as crianças. E quando falo "escola", me incluo, pois admito que minhas práticas pedagógicas, principalmente na área das ciências, muitas vezes corroboram para a seifagem da curiosidade dos alunos.

Porém, enquanto professora em eterno aprendizado que me considero ser, tenho refletido sobre minhas práticas e fiz esta pequeno manual de como tratar os conteúdos de ciências naturias.

1 - Não trazer verdades prontas.
2 - Utilizar o mínimo possível de textos e exercícios no caderno.
3 - Instigar a curiosidade dos alunos.
4 - Usar da investigação.
5 - Não desassociar as ciências naturais dos outros conteúdos.
6 - Não achar o conteúdo de ciências naturais menos importante que português e matemática.

Prometo que repetirei como um mantra esta pequena lista para tornar-me uma professora melhor (promessa de ano novo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário