domingo, 25 de dezembro de 2016

Meio Ambeinte e Sustentabilidade

Quando falamos em meio ambiente nas escolas, vejo que a maior preocupação das professoras é trabalhar a questão da reciclagem do lixo seco com seus alunos. E eu não acho isso errado. Porém, acredito que este não deva ser o principal enfoque.

Acredito que devamos tratar com nossos alunos sobre a sustentabilidade e a relação que temos com os objetos e o consumo, principalmente. O discurso deve estar muito mais pautado no "não produzir lixo" do que no "o que fazer com o lixo".

No mês de novembro, levei os meus alunos no Museu de Porto Alegre José Joaquim Felizardo e combinei que antes da visitação, faríamos um piquenique. Como de praxe, os alunos trouxeram lanches industrializados, tais como salgadinhos e refrigerantes.

Depois de terem realizado o lanche, convidei a turma a observar como havia ficado a lixeira do museu: cheia de embalagens plásticas e garrafas de refrigerante.

Questionei-os sobre como produzimos lixo e de que forma poderíamos produzir menos lixo ou um lixo que se decompusesse de forma mais rápida e natural. Fiz os alunos enxergarem que se tivessem trazido frutas, o lixo que produziriam seria apenas de cascas e sementes, que facilmente voltam para a natureza.

Acredito que quando tratamos de meio ambiente, temos que pensar na nossa relação com o planeta e o nosso papel de cidadão em relação ao consumo. Este sim é um dos papéis da escola: o de ensinar a questionar a ordem vigente.

Uma das ferramentas para isso pode ser esta linda música de um dos meus artistas favoritos, Chico César. Seja para usar em sala de aula com os alunos maiores ou para nos fazer pensar enquanto professores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário