domingo, 25 de dezembro de 2016

O ensino da Matemática

Ao final de todo semestre, sempre acabo elegendo a interdisciplina que me trouxe mais conhecimentos. Este semestre a disputa foi acirrada, pois todas as interdicplinas me trouxeram muito conhecimentos novos. Mas a Interdiscplina Representação do Mundo pela Matemática acabou "vencendo" esta minha disputa pessoal.

Confesso que sempre tive (e tenho) dificuldades em relação à matemática, ela nunca foi minha disciplina favorita na escola.

No momento em que me tornei professora, sempre soube da importância do ensino da matemática, por isso sempre tentei (e ainda tento) romper esta barreira que eu tenho com as ciências exatas.

Porém, com os estudos da interdisciplina, esta tarefa tornou-se um pouco menos difícil.

Pude perceber vários erros que sempre cometi no ensino da matemática. Um dos principais erros que sempre cometi foi associar o ensino da matemática ao uso de algoritmos como única possibilidade de aprendizagem. Sempre utilizei o material concreto, mas sempre com o registro no papel dos "números". Hoje percebo que tal uso, muitas vezes, não fazia sentido para os alunos. Faria muito mais sentido construir o conceito mentalmente para depois realizar o registro.

Também pude perceber a importância de trabalhar os conceitos de multiplicação e divisão nos primeiros anos do ensino fundamental, para que tais conceitos sejam melhor compreendidos nos anos seguintes.

Estes foram observações de alguns erros que sempre cometi. Mas também faz-se necessário comentar os acertos. Abaixo deixo o registro dos meus alunos do terceiro ano brincando de "Mercado", trabalhando o sistema monetário, adição, subtração entre outros conteúdos em uma atividade bastante lúdica:







Nenhum comentário:

Postar um comentário