domingo, 25 de dezembro de 2016

Registros Docentes

Ao realizar uma das atividades da interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Sociais, fomos convidadas a refletir sobre a fotografia enquanto comprovantes de momária docente.

Revirando minhas fotos, procurei as mais antigas que retratassem o início da minha atividade docente e encontrei estas duas pérolas:



A primeira foto é com a turma de estágio do curso de Magistério. Uma turma da antiga "terceira série". A segunda foto é mais antiga, data do início do curso no meu primeiro estágio em uma escola de educação infantil. Ambas fotos têm cerca de 13 ou 14 anos.

Impossível não se emocionar com o registro e refletir: que professora eu sonhava ser? eu sou a mesma professora do início do curso? o que aprendi? que sonhos abandonei? ainda tenho as mesmas convicções?

Sobre estes questionamentos, posso afirmar que com certeza não sou a mesma. Porém não perdi a esperança e o brilho nos olhos do início da minha carreira, apenas amadureci minhas ideias e ideais.

E sobre as fotos enquanto comprovante de memória docente, acredito que são muito válidas, pois além do registro físico (pois guardam cores, formas, rostos) também nos fazem lembrar do que fomos e do que sonhávamos ser. Há sentimentos guardados nestes registros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário