domingo, 25 de dezembro de 2016

Lugares de Memória

Quando fui estagiária do curso de História no Memorial do Judiciário havia uma coisa que me deixava extremamente chateada quando algumas escolas faziam a visitação ao museu: o total desconhecimento das crianças e até mesmo das professoras sobre o que era aquele local, que acervo tinha, para que servia.

A visita era tratada por algumas professoras como um "passeio" e não era encarado com seriedade todo o potencial de conhecimento que aquele lugar poderia oferecer. O  texto Crianças nos templos das Musas: mediadores culturais, processos de significação e aprendizagens em museus de Maria Fernando van Erven e Sonia Regina Miranda fala bem sobre isso.

Em primeiro lugar, ir a um museu, memorial ou qualquer outro local histórico com um turma de alunos não pode ser considerado um "passeio", mas sim uma "saída de campo". Ou seja, deve-se encarar com seriedade o trabalho que se pretende realizar.

É básico que o professor que leve seus alunos conheça o local e direcione o passeio conforme os seus objetivos em aula.

Acredito que a escola deva proporcionar ao aluno acesso aos bens culturais do local onde mora, pois são raras as famílias que fazem isso pelos seus filhos, apesar de ser um direito de todos.

Abaixo estão algumas fotos dos meus alunos do terceiro ano em visitação ao Memorial do Judiciário do RS (http://www.tjrs.jus.br/site/poder_judiciario/historia/memorial_do_poder_judiciario/)






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