domingo, 25 de dezembro de 2016

Revendo a prática pedagógica: Ensino de Matemática


Uma das principais características de um bom professor, como nos ensina Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia, é a capacidade de rever constantemente a sua prática pedagógica a fim de sempre se aprimorar.

Este semestre tenho feito muito isso, principalmente na área do ensino da matemática.

A minha fala mais recorrente (pra não dizer "a minha desculpa mais esfarrapada") foi o fato de não ter material ou não ter tempo para construir jogos matemáticos para os alunos.

Ao realizar uma das atividades da interdisciplina de Representação do mundo através da Matemática, que consistia em aplicar uma adaptação dos jogos que vimos no site, me dei conta de como minha prática na área da matemática deve ser revista.

A construção do jogo foi muito simples, consistia em pequenas fichas com números de 0 a 9. Em menos de 10 minutos eu fiz as fichas em EVA.

O resultado do jogo foi maravilhoso. Os alunos exploraram aquele material de diversas formas, trocaram seus conhecimentos, os que sabiam mais ensinavam os que ainda não tinhas as mesmas competências. Jogaram o jogo conforme as regras que eu ensinei, depois começaram a criar novas regras e, logo, novos jogos, com o mesmo material.

Fica a lição de Freire, cada vez mais latente: rever sempre a sua própria prática docente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário