domingo, 25 de dezembro de 2016

Muito além do registro escrito...

Muitas vezes o professor prende a sua aula apenas aos registros no papel, sendo no caderno ou nas conhecidas "folhinhas", reproduzidas em mimeógrafo ou fotocopiadora (se o professor em questão tiver sorte).

Muitas vezes estas atividades me forma de registro são cobradas pela supervisão da escola, para demonstrarem de maneira física o trabalho que está sendo realizado em sala de aula. Ou até mesmo os pais cobram que haja algo no caderno, como garantia de que o filho realmente "estudou" naquele dia.

A atividade feita através de registro também é garantia do professor, até mesmo para não ser tachado como aquele que só "deixa as crianças brincarem o dia inteiro" e não dá aula.

Porém, o professor tem que demonstrar fibra e segurança ao realizar atividades diferenciadas do registro em papel para demonstrar que tais atividades são sim possibilidades muito mais ricas do que o copiar e responder no papel.

As fotos abaixo são dos meus alunos do primeiro ano do ensino fundamental realizando atividades de classificação e seriação com palitos de picolé.

Foi fantástico observar como desenvolveram seu raciocínio através desta proposta e com o uso de materiais tão simples como palitos de picolé. Tais competências jamais poderiam ser desenvolvidas de maneira tão rica se ficassem presos numa famigerada "folhinha" ou no caderno.








Nenhum comentário:

Postar um comentário