domingo, 5 de agosto de 2018

Escola Democrática

Em uma das aulas da interdisciplina de Seminário Integrador fomos convidadas a refletir sobre este vídeo, chamado "Escola Democrática".


Apesar de curto, o vídeo traz elementos muito bons para discutirmos o que é de fato uma escola democrática. Obviamente, a do vídeo não é nem um pouco democrática. E o que é mais triste: a maioria das escolas que conheço são iguais às do vídeo. E não vou me eximir da culpa de algumas vezes ser colaboradora para que a escola não seja democrática. Todo ser humano erra, já errei. O importante é que já revi minha postura e me modifiquei.

Um dos momentos que mais me chamou a atenção no vídeo e que me identifiquei bastante, é quando a professora está ensinando como desenhar uma borboleta e a aluna se distrai olhando uma borboleta pela janela. A professora, então chama a atenção da aluna para dentro da sala de aula novamente.

Esta cena me lembrou uma turma em que eu dava aula, cuja sala não tinha cortinas e as janelas davam para o pátio da escola. Algumas vezes os alunos que sentavam próximos à janela fixavam seu olhar no pátio e não "prestavam atenção" na aula.

Isso me deixava furiosa e eu pensava: "preciso de cortinas nestas janelas para que os alunos parem de ficar olhando o pátio e prestem a atenção na minha aula". Como a escola tinha a verba curta (como a maioria das escolas públicas), a minha sonhada cortina nunca era comprada.

Até o dia em que eu pensei o quanto minha ideia estava errada. Se os alunos não "prestavam atenção" na minha aula, não era culpa da janela, nem do pátio e nem da falta de cortina. Era a minha total falta de humildade em rever as minhas práticas, a minha metodologia para que a sala de aula se tornasse tão ou mais interessante que o pátio.

Comecei a levar os alunos para o pátio durante algumas aulas. No inverno para sentarmos no sol quentinho. No verão, para realizarmos atividades de pintura com tinta.

Parei de tentar competir com o pátio (até porque sempre perdia para ele). Virei sua amiga. E as aulas melhoraram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário