domingo, 5 de agosto de 2018

Planejamento Burocrático

Já fiz um post neste blog relatando que realizei um encontro com minhas ex colegas do curso de Magistério em que estava presentes dois professores que nos deram aula, dentre eles a minha supervisora de estágio.

Para este encontro, combinei com minhas ex colegas de levarmos fotos, camiseta da formatura, etc. e outros objetos para nos servirem de recordação.

Eu levei o meu diário de estágio supervisionado. Nele continha o planejamento diário das aulas, a separação quinzenal de objetivos e conteúdos. Os planejamentos à parte das atividades envolvendo educação física. Tudo muito organizado e decorado com adesivos coloridos.

Quando li o texto "Planejamento: em busca de caminhos" de Maria Bernadette Castro Rodrigues lembrei na mesma hora do meu diário, principalmente neste trecho:

"Por sua vez, as alunas do magistério preparavam-se para de­sempenhar a mesma prática. Nos exercícios de sala de aula, como professora, observava o empenho das alunas para elaboração dos seus planos. Atendiam às regras estabelecidas, ficavam trocando ideias na escolha de verbos mais apropriados para formulação dos objetivos, gerais e específicos, jamais esqueciam a frase determi­nante: "o desempenho do aluno deverá ser capaz de...". Seguiam listando os conteúdos (baseavam-se nas famosas listas de conteú­dos mínimos) e recursos (sem esquecer giz, apagador e todas as miudezas necessárias). Apontavam os procedimentos a serem adotados, através dos quais era sempre possível identificar o de "aula expositiva dialogada e de trabalho em grupo", e, por fim, como se fosse mesmo o fim, estava a avaliação encabeçada pela seguinte frase "o aluno será considerado satisfatório se...""

O meu diário de estágio supervisionado atende a todos os requisitos descritos pela autora no texto. Era rígido extremamente burocrático. Porém obedecia às exigências da época e me permitiu passar pelo estágio com nota 96.

Hoje eu faço meu planejamento no meu diário, porém estou livre destas burocracias. Como costumo dizer, escrevo no meu diário para mim mesma, então a escrita deve servir para que eu registre o planejamento, logo não necessita de linguagem rebuscada nem de burocracia excessiva.

Ah! Que liberdade!!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário