domingo, 5 de agosto de 2018

Meu Estágio e TCC

O fim do sétimo semestre se aproxima. Na verdade este semestre já terminou para minhas colegas que conseguiram concluir todas as atividades dentro dos prazos, porém para mim este semestre ainda não terminou pois estou em recuperação. :(

Enfim, mas isso não me impediu de pensar no meu estágio e no meu TCC. E, é claro, não me impediu de ficar nervosa e ansiosa com ambos.

Porém em uma das aulas de Seminário Integrador tive uma pequena faísca que depois que conversei com minha psicóloga acabou de tornando uma pequena chama do que pode vir a ser uma luz sobre o tema do meu estágio e TCC.

Na aula de Seminário Integrador, a professora Cíntia nos recomendou a escolher um tema de TCC que tivesse relação com nossa história de vida, de como vemos a educação. Ela citou o exemplo de uma estudante que realizou seu estágio com jovens da FASE que estavam privados de sua liberdade. Contou que o pai desta estudante foi conselheiro tutelar e que isso influenciou a escolha do tema por ela. Neste momento surgiu a faísca.

Em minha sessão de psicanálise, conversava com minha psicóloga o porquê da minha escolha pela carreira do magistério bem como do meu sofrimento quando tenho alunos com dificuldade de aprender ou que se encontram em situação de miséria e vulnerabilidade social (na verdade estas duas coisas sempre acontecem ao mesmo tempo).

Depois de muita conversa e um pouco de choro, constatei algo que era muito óbvio mas que somente em uma sessão de psicoterapia poderia ficar claro. (Bendita psicoterapia!!!)

Quando recebo um aluno com dificuldade de aprendizagem, fruto de um lar desestruturado e/ou em  vulnerabilidade social eu me vejo nele. Eu vejo a Núbia criança que já passou por um pouco de cada uma destas coisas e tento resgatá-la. Por isso sofro com meus alunos. Por isso não deixo a carreira do magistério, por mais dificuldades que ela me impõe. Neste momento surgiu a pequena chama.

Concluo, portanto, que é por este caminho que seguirei meu estágio e TCC. Claro, preciso lapidar e delinear muito mais este tema. Mas a chama já está acesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário