sábado, 4 de agosto de 2018

Precisamos falar sobre a saúde metal do professores

Os professores estão mal. Mal financeiramente, mal de saúde física e, principalmente, mal de saúde mental. E eu me incluo neste grupo.


Este ano fui tomada pela depressão, novamente. Um enorme desânimo que começou de leve, me impedindo de tarefas relacionadas ao lazer, depois ao trabalho, ao estudo, ... Por fim me impedindo de toda e qualquer tarefa, desde escovar os dentes, me alimentar, lavar os cabelos, etc. ...

Obviamente que isto me prejudicou em vários aspectos: entrei em licença médica e como minha turma não foi atendida durante a minha licença terei que trabalhar até janeiro. Atrasei todas as atividades do PEAD e aqui estou correndo contra o tempo tentando colocar tudo em dia.

Porém na área da educação não sou um caso isolado: o número de professores acometidos pela depressão somente cresce assustadoramente cada vez mais.

O conselho que eu dou para os professores em depressão é: cuide de você mesmo. Você não salvará aquele aluno que precisa, não ajudará aquela turma que tem dificuldade, não realizará um bom trabalho se você mesmo não estiver bem.

Não tente abraçar o mundo, você não conseguirá fazer isso sozinho.

Tire um tempo pra você. Tome um café com um amigo uma vez por semana. Veja um filme engraçado. Se presenteie (mesmo que com uma coisa do R$: 1,99). Priorize a sua família. Cuide-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário