domingo, 5 de agosto de 2018

Para que serve a avaliação?

Para que serve?

Como utilizar?

Quando utilizar?

De que maneira utilizar?

Quais as melhores ferramentas para utiliza-las?

Estas parecem perguntas fáceis e ingênuas, mas que deveriam ser feitas rotineiramente pelos professores para que não haja perigo de cairmos em algumas armadilhas, tais como:

Avaliar para punir: muitas vezes (para não dizer que em 90% do tempo)  dar aula não é uma tarefa fácil. Alguns alunos acabam com a paciência do professor. E este corre o perigo de cair na armadilha de realizar uma avaliação "punitiva" a fim de "vingar-se" dos maus momentos que passou com determinado(s) aluno.



Avaliar para medir: Tentar "medir" ou "quantificar" a aprendizagem do aluno e reduzir toda a sua caminhada a meros números não é uma função da avaliação.

Avaliar para classificar: Usar a avaliação para classificar alunos que "aprenderam e não aprenderam" ou, pior, "que são bons e ruins" tão pouco é função da avaliação.

A avaliação, a meu ver, é uma ferramenta que serve para ambos lados: alunos e professores. É uma maneira de perceber o que o aluno ainda tem dificuldade, bem como o que o professor pode rever em sua metodologia para auxiliar este aluno.

A avaliação deve usar o aluno como próprio parâmetro para ser avaliado. Deve se dar de maneira contínua e gradual, de preferência diária para avaliar não só o "topo da montanha", mas sim toda a caminhada para chegar nele.


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