quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A voz aos imbecis

Faz duas semanas, eu e meu namorado pegamos um Uber. Nós dois vínhamos conversando no banco de trás do carro e eu contava a ele sobre as atividades que eu estava fazendo no PEAD.

Falei a ele do vídeo da entrevista do Leandro Karnal que eu havia assistido para uma interdisciplina, quando o motorista do Uber deu sua opinião:

- Este Karnal é um sofista, só sabe falar o óbvio de maneira rebuscada.

Não sou grande admiradora de Leandro Karnal, principalmente depois da foto dele em jantar com o juiz Sérgio Moro, mas naquele momento tive que defender o historiador. Disse para o motorista do Uber que o que Karnal fala pode ser óbvio ou não ser novidade para ele, mas que para muita gente é.

E o mais importante: sem deixar de usar termos acadêmicos, ele traz à popularidade assuntos muito importantes.

Como o desta entrevista:


O que mais me chamou a atenção foi o comentário de Karnal em relação à frase de Umberto Eco "A internet deu voz aos imbecis.".

Neste aspecto, concordo com o historiador que diz que a popularização das informações é boa e é ruim, na medida que notícias falsas ou até mesmo textos e vídeos impregnados de ódios e preconceitos circulam livremente pela internet em pé de igualdade de acesso com textos dos mais renomados autores.

Eis o perigo na era da informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário