terça-feira, 16 de janeiro de 2018

O método clínico de Piaget

Piaget, ao desenvolver seu Método Clínico, partiu de uma premissa muito interessante: a de que o importante não é se a resposta dada pela criança está certa ou errada, mas sim a observância da maneira como a criança fez para chegar a esta resposta. Que hipóteses lançou, de que maneira organizou seu pensamento, etc.

A partir desta análise sutil, podemos perceber em que estágio de desenvolvimento ela se encontra.

Realizei a atividade de aplicação do teste piagetiano com o vizinho da minha mãe, chamado Lucas. Um menino muito simpático, que adora ir na casa da minha mãe brincar com a Candinha (a gatinha da minha mãe).

Nosso teste foi assim:

Relatório de aplicação de Método Clínico Piagetiano

Aplicador: Núbia Cerutti
Criança testada: Lucas
Idade: 11 aos

Foi apresentado por mim a Lucas duas massinhas de modelar, uma azul e outra amarela, no formato em que estavam na caixa (em forma de “salsicha”) dispostas lado a lado.

Núbia: - Então, Lucas, o que tu tem a dizer sobre estas massinhas?
Lucas: - Hum... Elas são meio que durinhas, mas quando a gente pega elas são maleáveis. Eu acho que dá pra fazer qualquer coisa com elas.
Núbia: E qual dessas massinhas é maior?
Lucas: - As duas têm o mesmo tamanho.
Núbia: - E se eu fizer assim?
(peguei a massinha amarela, fiz uma “bolinha” e coloquei ao lado da massinha azul)
Núbia: - Agora qual que é a maior?
Lucas: - Daí agora eu fiquei com uma dúvida: eu to querendo saber se tu tá querendo saber se é maior assim ou assim?
(Lucas aponta para o comprimento da massinha em forma de “salsicha” e para a altura da massinha em forma de “bolinha”)
Núbia: - Onde tem mais massinha?
Lucas: - Hum... Onde tem mais massa? Agora eu acho que é essa.
(Lucas aponta para a massinha amarela em forma de bolinha)
Núbia: - Tá, e se eu fizer assim?
(fiz a massinha amarela em forma de “salsicha” novamente e a massinha azul em forma de “bolinh”)
Núbia: – Qual que é maior agora?
Lucas: - Eu acho que é essa.
(Lucas aponta para a massinha azul em forma de “bolinha”)
Núbia: - Então tá bom, muito obrigada

O que percebi é que fiquei muito ansiosa ao aplicar o teste. Queria logo saber as respostas de Lucas para analisá-las o mais rápido possível. Isso empobreceu o meu teste, pois não questionei Lucas sobre o porquê de suas respostas, e isso dificultou bastante a interpretação do teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário