sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Formação Ética

Lendo o texto de Antonio Joaquim Severino intitulado "Formação e atuação dos professores: dos seus fundamentos éticos" refleti muito sobre a importância da ética não só no campo profissional da educação, mas também em todos os demais campos.

Lembrei de duas notícias sobre dois médicos que, a meu ver, passaram longe de agir eticamente.

O primeiro caso foi de um médico que, em um grupo de  Whatsapp, ensinava como os médicos que tratavam a ex primeira dama do Brasil, Dona Marisa Letícia deveriam proceder para matá-la.

O segundo caso foi de uma médica pediatra que negou-se a atender uma criança -por discordar do posicionamento político de sua mãe.

Fico pensando como e no que a sociedade está errando como um todo para que profissionais da saúde ajam desta forma, sem um mínimo de ética ou empatia.

É triste observar, mas a falta de ética não é uma exclusividade da área da saúde. São diversos casos que observo no meu dia a dia de falta de ética de meus colegas professores. Professores que desmerecem seus alunos, julgam-nos sem nenhum tipo de empatia, dão-lhes ou tiram-lhes nota baseados em julgamentos e não nas aprendizagens. Enfim, uma gama sistemática de ações não pautadas em valores éticos.

Me questiono: como estes professores sem ética poderão formar cidadãos éticos?

Talvez este meu questionamento seja a resposta de "onde a sociedade está errando?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário