sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Brancos e não brancos


“Se você não tem sangue negro ou índio nas veias, deve ter nas mãos.” (Rodrigo Ciríaco)


Ao assistir o vídeo de Beatriz Nascimento sobre a história do negro no Brasil, a frase acima, que eu havia lido já faz algum tempo na internet, me veio imediatamente na cabeça. Esta história do negro, segundo destaca a historiadora, foi escrita por mãos brancas.

Ressalto, novamente, a importância do local de fala: quem fala do que.

Neste sentido, lembrei também de uma música de um artista da cena portoalegrense que eu gosto muito, Richard Serraria que fala sobre a questão do branco na mídia.

Eu, enquanto branca, senti o tapa na cara que esta música muito provocativa pretende dar. Me desacomodei porque alguém, no seu local de fala, mostrou que lugares e que espaços eu ocupo na sociedade e que outras pessoas, não brancas, não ocupam. 


Brancos
Bataclã e Mastigadores de Poesia - Richard Serraria

Brancos são aqueles tipos que aparecem nos comerciais
Ao contrário do que acontece com não-brancos
A presença de brancos em peças publicitárias
Não precisa ser justificada.
Brancos, a rigor não existem
Os comerciais é que lhes conferem existência
A máxima segundo a qual
Um produto que tem um branco como garoto propaganda
É indicativo de que este produto
Será bem recebido só se justifica
Pela preguiça, pelo cansaço e pelo preconceito.
Brancos são universais, jamais particulares
Para os brancos, qualquer um que se afirme não branco
Comete um crime de lesa humanidade
Afinal somos todos humanos
Tenho amigos brancos, são engraçados
A branquitude dos brancos é cega
Brancos dizem": você sabe com quem está falando?
É branca a mão em close up que passa ou insere o cartão de crédito
as cartilhas de lógica, consta
Sócrates é branco
Brancos não aceitam ser coadjuvantes
Pagam seus impostos e fazem questão de publicar isto
Se auto proclamam brancos, mas a contragosto
Pois isso, afirmar uma identidade ainda que provisória é coisa de não brancos

Segue abaixo o vídeo da historiadora Beatriz Nascimento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário