terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Será que a culpa é do professor?

Neste semestre a interdisciplia de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II estudamos sobre as teorias psicogenéticas de Piaget. Muitos textos e muitos vídeos que me fizeram relembrar o que eu já sabia sobre este teórico e aprofundar mais meus conhecimentos.

Em um dos vídeos assistidos, o professor Fernando Becker fala sobre Piaget e, também, sobre sua crença de que a escola deveria ser menos "auditório" e mais "laboratório", ou seja, que o conhecimento se dê através da experimentação, das trocas, dos diálogos e não meramente por "cópias e repetições".

Não discordo de nenhuma premissa trazida por Fernando Becker, no entanto acho que faltou a ele a sensibilidade de salientar algo muito importante: a culpa não é somente do professor.


Claro que a educação tem que mudar, claro que as relações em sala de aula devem mudar, claro que a cópia e repetição não é nem de longe o melhor instrumento didático.

Mas será que tudo isso é culpa do professor?

Ignorar todo um sistema educacional que é feito para dar errado e jogar a "bomba da culpa" no colo do professor é, para mim, um tanto irresponsável.

Quando Fernando Becker lê as respostas que alguns professores dão em relação à aprendizagem para o grupo com desdém, como se a fala equivocada daquele professor fosse digna de risos, eu fico bastante chateada. Ninguém é um mal professor porque quer, ninguém age errado em sala de aula porque quer.

Há todo um projeto de desmonte da educação por trás das falas equivocadas de alguns professores citados por Fernando Becker as quais ele deveria criticar, antes de criticar os professores.

Segue o vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário