quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

O Ato de Estudar

Este ano eu dei aula de História e Geografia para o Ensino Médio. Confesso que este nível de ensino não é o meu favorito, mas este é assunto para uma outra eventual postagem. Pretendo, aqui, analisar um pouco como foi esta experiência de docência com os alunos "grandes".

Ao ler o texto "O Ato de Estudar" de Leda Miranda Hühne, lembrei na mesma hora dos meus alunos do Ensino Médio e o quanto era custoso para mim convencê-los de estudar, seja para um seminário em sala de aula ou até mesmo para as provas. E isso que o "estudo" que eu solicitava a eles era uma mera leitura ou preparação para uma atividade (avaliativa ou não).

Porém, depois da leitura do texto, fiquei pensando que se os alunos não faziam o mínimo que eu solicitava, imagina se eu fosse solicitar que eles estudassem MESMO, de maneira a construir o conhecimento como a autora fala em seu texto. Leda Miranda Hühne, citando Paulo Freire, lista os itens indispensáveis ao ato de estudar. São eles:

  • O estudante deve assumir um papel de sujeito o ato de estudar.
  • O ato de estudar é uma atitude frente ao mudo.
  • O estudo de um tema específico deve colocar o estudioso a par da bibliografia em questão.
  • O ato de estudar depende de um atitude de humildade face ao saber.
  • O ato de estudar significa compreender e criticar.
  • Estudar significa assumir "uma misteriosa relação dialógica" com o autor do texto, cujo mediador é o tema!
  • O ato de estudar, como reflexão crítica, exige do sujeito uma reflexão sobre o próprio significado de estudar.
Sinceramente não sei nem por onde começar para tentar fazer o meu aluno compreender como se estuda, como deve-se encarar o conhecimento.

E, novamente, sigo em defesa de minha classe: NÃO JOGUEM TODA A RESPONSABILIDADE SOBRE O PROFESSOR!!!

Não me coloquem numa sala de aula quente, com 30 adolescentes munida apenas de um quadro e livros didáticos de qualidade duvidosa achando que eu vou mudar o mundo, porque isso, desta maneira, é impossível.

Pensemos no sistema, antes de culpabilizar o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário